domingo, 15 de julho de 2007

A Favor do Bom Futebol


Escreverei uma rápida pré-cornetada, cerca de três horas antes do início da grande final entre Brasil e Argentina. Se eu tentasse fazer alguma previsão, esse texto acabaria se transformando inevitavelmente em mais um palpite furado do Oráculo dos Corneteiros. Então, não direi aquilo que eu acho que vai acontecer, mas sim aquilo que eu quero que aconteça.

Ignorando todas as bobagens que dizem os patriotas e os idiotas em geral, não tenho a menor vergonha em afirmar que torcerei pela Argentina. E o motivo é muito simples: ao menos que meu time de coração esteja em campo, eu torço sempre para o bom futebol e para que o melhor vença. E o melhor, sem dúvida nenhuma e independentemente do que venha a ocorrer na final, é a Argentina: um time que joga organizadamente, com um meio campo técnico e talentos geniais. Além disso, trata-se de uma equipe inteligente, que toca a bola com tranqüilidade e acaba vencendo seus adversários naturalmente. Já do outro lado, vemos um "time" totalmente despreparado, mal treinado, sem esquema... um time de pelada. E pior: uma equipe que se propõe a jogar com cautela, com quatro volantes de pouquíssima técnica e que, ainda assim, tem uma defesa vulnerável (tomar dois gols do Uruguai, como diria Neto, é brrruincadeura).

Além da mediocridade técnica do time brasileiro, outra coisa que me leva a torcer contra são os "fatores extra-campo". Não vou nem falar do honradíssimo presidente da CBF. Basta ficar naquele Américo Faria... só de olhar na cara dele, dá nojo. E o Dunga, apesar de ser apenas um fantoche, também merece perder, para largar de ser imbecil. Vir dizer que o Brasil joga igual à Argentina, porque eles também têm três volantes... é o cúmulo da ignorância e da hipocrisia. Lógico, ainda bem que um dos "volantes" é o Verón, ainda bem que o Gilberto Silva tem uma ótima saída de bola como o Mascherano e, principalmente, ainda bem que Júlio Baptista, o "armador" do Brasil, é genial e criativo como o Riquelme.

Enfim, o Brasil pode até ganhar, daquele jeito... sendo sufocado o tempo todo e achando um gol de bola parada no finalzinho, ou segurando o empate e ganhando nos pênaltis etc. Afinal, o futebol é o mundo das improbabilidades infinitas. Só que, se o Brasil ganhar, isso será mais uma punhalada no já surrado bom futebol e mais um prêmio para a mediocridade dos idiotas. Uma vitória só servirá para o Galvão cacarejar que nem uma galinha choca. Mas desta vez ocorre que, queiram ou não admitir, a Argentina é sim favoritíssima (pronto, acabei fazendo a maldita previsão). Se tudo correr bem e nenhum fato extraordinário e inusitado mudar o curso dos acontecimentos, os portenhos ganharão logo mais seu décimo quinto título. E, sinceramente,... espero que eles ganhem mesmo.

César, que não suporta as patriotadas galvanísticas e não tem a menor vergonha em admirar o futebol argentino.

5 comentários:

Anônimo disse...

Eu concordo com vc. Embora eu seja patriota, não sou alienada e também admiro o bom futebol... Se o Brasil ganhar é coisa do futebol mesmo, mas não merecimento. Eu vou assistir, não para torcer, mas pq eu amo futebol e acho q teremos uma boa partida.

Anônimo disse...

Paguei língua! Merecemos muito essa vitória. NESSE jogo, não teve Riquelme (péssima atuação), nem Messi (inofencivo) e ainda teve Ayala (a mãe pro nosso time); jogamos pra encardir. Nós tocamos bem, roubamos bem a bola, atrapalhamos as jogadas deles, imperamos, eu diria. Viva o Brasil!!! É isso que eu quero ver sempre!

Denis Barbosa Cacique disse...

Você acertou a previsão: Galvão cacarejou que nem uma galinha choca!

César Zambon disse...

Eu desisto, cara. Comentar futebol é entrar numa canoa furada. Essa foi demais. O pior não é que Brasil ganhou. O pior é que ganhou JOGANDO BEM.

Anônimo disse...

Pro c vê né!
O mundo do futebol é realmente imprevisivo.E eu claro, fiz igual ao Galvão pq sempre acreditei na vitoria Brasileira,e sabe pq?Não tinhamos lá jogadores com salto alto,ou seja,CERVEJA!HEHEHEHEHEHEH
Mais tbm não sou ingnorante de falar que a Argentina é pessima.Claro que não é,eles jogam um futebol exelente.Só que, meu filho,cada jogo é cada jogo, e se tratando de Brasil e Argentina,a questão é mais psicologica do que tecnica!Espero que tenha aprendido.
visita o meu lá!

http://lahalmeida.zip.net/