quarta-feira, 13 de junho de 2007

O Fator Riquelme versus o Fator “às vezes”


Hoje à noite, no La Bombonera, em Buenos Aires, Argentina, claro, será o primeiro jogo da final entre Grêmio e Boca Juniors, pela Copa Libertadores da América 2007.

Aí as pessoas me perguntam: “quem você acha que ganha?”. Na verdade, ninguém me pergunta nada, mas se perguntasse, eu diria: “pode até não ganhar, mas o Boca é, ao meu ver, favorito ao título. O time argentino é favorito porque tem Riquelme, ao passo que o time gaúcho não é favorito porque não tem Riquelme. Simples, não!?”

Felizmente para todos os que torcem pelo grêmio nesta final, e eu me incluo neste grupo, o futebol não é dessas coisas fáceis de equacionar e prever o resultado. Às vezes o mais brilhante jogador sofre um blecaute. Às vezes o mais tosco dos atacantes, como o Palermo, por exemplo, arrebenta com a partida. Às vezes o juiz rouba, noutras erra. Às vezes os arqueiros resolvem ser bonzinhos. O futebol é cheio de “às vezes”.

Enfim, futebol e ciência não são a mesma coisa, e essa é a graça da coisa. E é só por isso que não afirmo, com total certeza, que o troféu já é do Boca.

Denis Barbosa Cacique (vulgo Zagueiro Míope) – 13 de junho de 2007

Nenhum comentário: